quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chamar Político de Ladrão é Crime - Supremo Decidiu




Brasília Urgente
Agencia ADL

Em votação tensa e demorada, o Supremo Tribunal Federal decidiu na tarde da ultima terça feira (17/04) que, chamar políticos de ladrão agora é crime – pena: prisão de 07 dias a 03 meses mais multa de R$ 2.470,00 a R$ 176. 940,00.
Em votação apertada, marcada por debates tensos, os ministros do Supremo decidiram que nenhum político, por mais que tenha roubado e por mais ladrão que seja não pode ser chamado de ladrão até o transito em julgado da sentença.
O relator do processo foi o ministro Ricardo Lewandowisk que acentuou em demorado voto: “ainda que todas as provas sejam cristalinas, e que todas as evidências apontem para a culpabilidade do réu há de se prevalecer sempre o benefício da duvida e o amplo direito de defesa. Ainda mais em se tratando de político que tem, em face da justiça foro privilegiado”.
E como a casa ainda não considerou nenhum político como ladrão, por mais que ele tenha roubado, esta tendência deve prevalecer em futuras votações.
Esta decisão vale não apenas para jornais escritos, falados e televisivos, mas se estende também a blogs e sites particulares ou públicos.
Joaquim Barbosa, tendo pedido vênia para divergir do relator, ainda tentou argumentar que proibir aos cidadãos e a mídia de se referir aos políticos chamando-os de ladrões, atentavam contra a lei de imprensa e ao sagrado e democrático direito de livre pensamento e manifestação.
Tendo sido interrompido de maneira enfática pelo ministro Gilmar Mendes, com o argumento de que não se pode confundir democracia com balburdia e libertinagem, Joaquim Barbosa foi irônico ao sugerir que não se poderia então, por questão de justiça chamar  nenhum ladrão de político, sob o risco de se desequilibrar os preceitos mais primários da Carta Magna: todos são iguais perante a lei.
A ministra Carmem Lúcia que até então se mantinha em cima do muro sofreu um acesso de risos, e proferiu o voto mais rápido de toda historia do Supremo, fazendo suas as palavras do ministro Joaquim Barbosa.
A votação terminou em seis a cinco a favor da criminalização do xingamento do político ladrão, e passa a valer logo após sua publicação no diário oficial do judiciário.
É a chamada Lei do Político Ladrão, sacramentada pelo presidente Cesar Peluso do supremo que terminou dizendo:
“Aprovada esta lei cai o véu da hipocrisia nesta corte. Que os políticos roubem a vontade, mas chamá-los de ladrão, nunca”.

                                                                                 João Drummond

Alerta – Esta é uma obra de ficção. Os personagens são reais, mas a tal sessão não aconteceu. Considerando-se o alto nível de corrupção na política e o baixo nível de condenação de políticos no Supremo é como se tivesse acontecido. O julgamento do mensalão está aí. Vamos ver se desta vez vai.


2 comentários:

  1. Olá gostaria de saber como posso me defender por ter chamado um político de ladrão? Estou sendo processada pela prefeita da cidade pq falei em uma rede social q todos políticos são ladrões. Onde fica a democracia desse país estou indignada. Se for assim a justiça terá q investigar milhares de cidadãos q chamam os políticos de ladrões.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber como posso me defender por ter chamado um político de ladrão? Estou sendo processada pela prefeita da cidade pq falei em uma rede social q todos políticos são ladrões. Onde fica a democracia desse país estou indignada. Se for assim a justiça terá q investigar milhares de cidadãos q chamam os políticos de ladrões.

    ResponderExcluir

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF