sábado, 21 de abril de 2012

Entre a Inconfidencia e a Confidencia Mineira -- A Nova Derrama





A história registra e comemora – 21 de abril – dia de Tiradentes e da Inconfidência Mineira. É oficialmente o dia que homenageia o movimento de insurreição de 1789, à tirania da coroa portuguesa que sangrava a economia de uma insipiente candidata a Nação.
O Brasil colônia vivia sob o arbítrio de uma lei de exceção que transformara seus concidadãos em meros instrumentos de trabalho semi-escravo que, sob o acoite da derrama, se exauriam para encher as burras de El Rey de Portugal.
Segundo a redação oficial, insuflados pelos ventos de liberdade que sopravam de alem mar, mais precisamente da França sob a égide de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os revoltosos se reuniam na surdina para conspirar contra a tirania e o arbítrio, e para libertar o bolso do povo do jugo português.
Há controvérsias sobre a nobreza e dignidade deste movimento (sempre há controvérsias sobre a história oficial) e os defensores da teoria da conspiração levantam outras hipóteses até para discordar da historia oficial e vender mais livros.
Para muitos, Tiradentes não passava de líder de um bando de caloteiros tentando se livrar de suas dividas, impostas por contratos sociais leoninos e injustos, mas amparados pelas leis então em vigor.
A bandeira de Tiradentes não buscava um vôo tão alto como o de libertar o Brasil colônia de Portugal, mas livrar a si próprio e a mais alguém da sangria em sua capacidade produtiva imposta pela cobrança do “quinto”.
Se hoje um cidadão afogado em dividas tentar se livrar delas liderando um bando, empenhado em negócios escusos, como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, remessa ilegal de dólares e outras operações da mesma natureza com certeza não será enforcado e esquartejado, talvez no máximo, pego de calças curtas numa destas espetaculares operações da policia federal.
Mas o Brasil precisava e precisa de heróis. E a diferença entre um herói e um vilão é determinada por que escreve a história oficial. Se a exemplo dos países que fazem parte do Reino Unido ou grande império Britânico, o Brasil fosse parte do território do Grande Império Português qual seria o papel histórico de Tiradentes?
Tudo é relativo, já descobria Einstein. Mas controvérsias a parte, ontem a Inconfidência Mineira, hoje a velha política se reúne em conversas ao pé do ouvido, entre confidencias, segredos e pães de queijo, e vão articulando as novas fórmulas de derrama que espoliam os trabalhadores e mantém os privilégios de castas corrompidas e improdutivas, que são capazes, vejam só, até mesmo de votar aumento dos próprios proventos. E o fazem sem dó nem piedade.
Enquanto exaltam o Tiradentes histórico e espalham medalhas da Inconfidência nestas massagens publicas de egos inchados e empedernidos, mantêm o tacão de suas botas sobre os pescoços dos novos Tiradentes, estas classes de trabalhares explorados e enganados, que tem nos professores seus maiores e mais gritantes exemplos.
Apossaram-se dos ideais de liberdade que supostamente moviam os Inconfidentes e aplicam diuturnamente a velha derrama e o antigo cadafalso, Exatamente com fazia outrora El Rey de Portugal.   


                                                         João Drummond




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Rosas - Livro Um

Botões de Rosas - Livro um Baixar de graça formato PDF